Prefeitura se reúne com Sindicato dos Professores para tratar de questões salariais

O prefeito Josimar da Serraria esteve, nesta quarta-feira, 10, reunido com representantes do sindicato dos professores (Simproessema) de Governador Nunes Freire para tratar de questões de atraso de salários e defasagem no Plano de Cargos, Carreiras e Remuneração dos professores de Governador Nunes Freire.  Participaram da reunião representantes do legislativo municipal, secretários municipais e a assessoria jurídica da prefeitura.

O salário dos professores, embora venha sendo pago em dia desde que o prefeito Josimar da Serraria assumiu a prefeitura, já tinha atraso de salários da gestão anterior, assim como não recebia o direito adquirido pelos professores no PCCR, de receber a gratificação por difícil acesso ou difícil provimento, prevista na Lei Estadual nº 9.120/90, que incide sobre o vencimento padrão inicial do Quadro Geral dos Funcionários Públicos, obedecida a respectiva carga horária do servidor.

Após algumas horas de posicionamentos e pontos de vista, ambas as partes chegaram ao consenso da regulamentação de uma lei local que ampare o corpo docente, contemplando o direito adquirido da gratificação por difícil acesso ou difícil provimento. A missão caberá ao parlamento municipal, para depois passar por sanção do executivo.

Outra reinvindicação da categoria diz respeito à contribuição sindical descontada do salário do servidor, equivalente a 1% do vencimento que não tem sido repassada ao sindicato. A professora Maria Fátima, coordenadora do núcleo do Simproessema em Governador Nunes Freire, teceu detalhes a respeito:

“O prefeito Josimar da Serraria assegurou que vai discutir os termos do repasse com a sua assessoria jurídica para a partir do próximo mês iniciar o repasse do percentual em questão para o sindicato”, informou Maria de Fátima.

O presidente da Câmara Municipal, vereador Vanderley Pereira aposta na boa vontade do executivo para chegar a uma solução:

“Eu acredito que a boa vontade do executivo junto com os seus corpos jurídico e administrativo irão sanar essas problemática. É um direito adquirido e que o diálogo trouxe o caminho e a solução vai chegar”, disse.

O prefeito Josimar da Serraria disse que sempre estará aberto ao diálogo:

“O diálogo sempre é a melhor maneira que se tem de resolver qualquer problema. E hoje eu recebi o sindicato dos professores com seus representantes. Nós vamos encontrar a melhor saída para se resolver essas questões, tanto de atrasos, quanto de proventos de direitos adquiridos que eles deixaram de receber”, assegurou.