Prefeitura disponibiliza exames para diagnóstico da malária

A Prefeitura Municipal de Governador Nunes Freire, por meio do núcleo Epidemiológico, disponibiliza à população do município exames para o diagnóstico da malária e das leishmanioses.

A equipe possui 3 laboratoristas treinadas e aptas para fazer os exames na sede e 4 laboratórios com agentes de endemias treinados na zona rural.

A secretária municipal de saúde, Angela Rabelo, destaca que os trabalhos em campo para identificação, prevenção e controle da doença é constante. “As nossas equipes estão sempre em campo, assim que são notificados os casos da doença. Os exames nos ajudam bastante para reforçar as ações em locais específicos e de casos confirmados”, disse.

A Leishmaniose Tegumentar Americana (LTA) é uma doença causada por protozoários do gênero Leishmania, transmitida ao homem pela picada de mosquitos flebotomíneos.

No Brasil existem atualmente 6 espécies de Leishmania responsáveis pela doença humana, e mais de 200 espécies de flebotomíneos implicados em sua transmissão.

Nos últimos 20 anos, um aumento do número de casos e ampliação de sua ocorrência geográfica, sendo encontrada atualmente em todos os Estados brasileiros, sob diferentes perfis epidemiológicos.

A malária é considerada uma doença tropical, comum nos lugares de clima quente, justamente por ser transmitida por meio da picada dos mosquitos, que se reproduzem com maior facilidade no calor.