Prefeitura de Governador Nunes Freire fortalece agricultura com programa Mais Sementes e Mudas

Com o objetivo de fortalecer a agricultura, a Prefeitura Municipal de Governador Nunes Freire iniciou nesta terça-feira, 09, a distribuição de kits do programa Mais Sementes e Mudas, promovido pela Secretaria de Estado de Agricultura, Pecuária e Pesca. O programa consiste na distribuição de sementes de milho e feijão aos agricultores.

O prefeito Josimar da Serraria acompanhou a primeira entrega e destacou a parceria com o Governo do Estado, visando o fortalecimento da agricultura no município. “Iremos realizar muitas ações que valorizem o homem do campo nesse primeiro semestre. Estamos no rumo certo, esse é o caminho do desenvolvimento”, disse.

De acordo com o secretário de Agricultura, Rubem Araújo do Nascimento, os produtores rurais que receberam as sementes tiveram que preencher um cadastro. “Para que fosse feita a distribuição e acompanhamento dos campos onde serão plantadas essas sementes”, afirma o gestor.

As sementes e mudas melhoradas com elevado potencial genético proporcionam o aumento da produção/produtividade das culturas para elevar o nível de renda dos agricultores familiares.

Mais Sementes e Mudas

O Projeto Mais Sementes e Mudas é realizado pelo Governo do Estado do Maranhão, sob a coordenação da SAGRIMA – Secretaria de Agricultura, Pecuária e Pesca, em parceria com a SAF – Secretaria de Agricultura Familiar por meio da Agência Estadual de Pesquisa e Extensão Rural (AGERP).

O projeto visa o aumento do produto interno bruto (PIB) do Estado do Maranhão e incentiva a produção de culturas anuais como o feijão, o arroz, o milho, mandioca, hortaliças e frutíferas em geral, introduzindo novas tecnologias a fim de garantir a continuidade da produção e consequentemente o aumento da produtividade e a rentabilidade média do produtor, desmistificando a produção desses cultivos vinculados apenas à agricultura de subsistência.