Campanha de doação de sangue em Governador Nunes Freire, vai beneficiar mais de 100 pessoas

O Centro de saúde de Governador Nunes Freire, encerrou a campanha de doação de sangue, nesta quinta-feira (23), com 28 bolsas coletadas em um único dia. De acordo com o setor de coletas, cada uma dessas bolsas de sangue pode ajudar até 4 pessoas, totalizando cerca de 112 beneficiados. Todo o sangue coletado e fracionado na unidade é direcionado para o atendimento da demanda na rede hospitalar.

Devido a pandemia, o estoque de bolsas, ficou comprometido e visando uma volta à normalidade, a Secretaria de Saúde, trabalha pra fidelizar os doadores dispostos a contribuir com o sistema. O homem pode doar sangue a cada 4 meses, já as mulheres, a cada três meses.

Para os pacientes, infectados pelo CoronaVírus após diagnóstico clínico e/ou laboratorial deverão ser considerados inaptos por um período de 30 dias após a completa recuperação (assintomáticos e sem sequelas que contraindiquem a doação). Já aqueles que tiveram contato, nos últimos 30 dias, com pessoas que apresentaram diagnóstico clínico e/ou laboratorial de infecções pelo vírus, deverão ser considerados inaptos pelo período de 14 dias, após o último contato com essas pessoas.

Critérios para doação

Para se tornar um doador de sangue é necessário estar bem de saúde, ter entre 16 a 69 anos de idade, pesar acima de 50 quilos e no ato do cadastro apresentar documento oficial, com foto.