Prefeitura monta força-tarefa para fiscalizar protocolo sanitário em estabelecimentos comerciais

A Prefeitura Municipal de Governador Nunes Freire, por meio da Secretaria de Administração, realizou uma reunião com vários segmentos da gestão, com o objetivo de montar uma força-tarefa para intensificar o trabalho de fiscalização e conscientização acerca do cumprimento do decreto Nº 016/2021, de 25 de fevereiro, dispõe sobre as medidas de prevenção de enfrentamento à transmissão da covid-19, no âmbito do município de Governador Nunes Freire.

Participaram da reunião representantes dos agentes de endemias, dos agentes de saúde, da Guarda Municipal e de algumas secretarias, com destaque para o secretário de Governo Paulo Marinho, entre outros representantes.

A estratégia debatida durante a reunião foi montar uma força-tarefa nos comércios locais para coibir aglomerações, fazer cumprir o distanciamento social, uso da máscara e álcool em gel, além da higienização em todos os estabelecimentos.

A prefeitura tem feito um grande esforço em prol da proteção da população acerca da proliferação da COVID-19 em Governador Nunes Freire. Desde o início desse ano o Governo de Transformação tem regulamentado, por meio de decreto, o cumprimento das normas sanitárias no município. Sempre atendendo aos termos dos decretos estaduais, a prefeitura, em janeiro, publicou o primeiro decreto, que suspendia as festas carnavalescas, demais eventos com aglomerações e regulamentava o uso rigoroso dos protocolos sanitários estabelecidos pelo Ministério da Saúde. No início de fevereiro, um novo decreto prorrogou o prazo, mantendo a suspensão de eventos com aglomerações e o rigor dos protocolos sanitários.

Na última quinta-feira, 25, um terceiro decreto foi publicado com nova prorrogação de prazo. Dessa vez, a prefeitura decidiu pela intensificação da fiscalização e do trabalho de conscientização, por meio de uma força-tarefa.

Várias equipes formadas por agentes de endemias, agentes de saúde, guardas municipais e outros colaboradores estarão nas ruas para fazer cumprir a regulamentação do decreto.

Presente na reunião organizada pela prefeitura, o subcomandante da Guarda Municipal Vanderson Azevedo informou que a fiscalização será intensa, mas, no intuito de conscientizar e orientar.

“Nós iremos trabalhar em parceria com agentes de endemias e agentes de saúde. O município pode contar com total apoio da Guarda Municipal. Estaremos focando em todos os protocolos recomendados pela Organização Mundial da Saúde.

Ressalto que a nossa participação será feita no sentido de fiscalização, conscientização, orientação, para que as pessoas possam seguir as recomendações dadas por meio dos decretos, tanto estadual quanto municipal”, esclareceu.

O secretário de administração, Fábio Andrade, falou sobre a intensificação das fiscalizações para o cumprimento do decreto referente à prevenção contra a COVID-19. E conclamou os comerciantes a colaborarem com o trabalho que será realizado pela força-tarefa:

“A própria população está nos cobrando a intensificação da fiscalização. Estamos vendo o aumento da contaminação em nosso estado, e mais grave ainda, com uma variante muito mais forte. Por isso, contamos com o apoio dos comércios locais. Que eles sigam as recomendações do Ministério da Saúde. Nós pedimos a compreensão e a colaboração de todos, para que nos ajudem a combater o perigo da COVID. É uma questão de todos. Se não nos unirmos para enfrentar, de fato, essa pandemia, vamos continuar perdendo pessoas”, constatou o secretário.

Acesse aqui o Decreto 016/2021  que prorroga a proibição de festas e outros :   https://governadornunesfreire.ma.gov.br/download/016-2021-decreto-que-dispoe-sobre-a-revogacao-proibicao-de-festas-e-outros/?preview_id=1626&preview_nonce=b344b322a9&_thumbnail_id=-1&preview=true