Prefeitura de Governador Nunes Freire entrega primeira carteira do idoso da gestão

A Prefeitura Municipal de Governador Nunes Freire, por meio da Secretaria de Assistência Social entregou, nesta quarta-feira, 24, a primeira Carteira do Idoso do ano de 2021, proveniente de um serviço oferecido pela secretaria que vai auxiliar de forma considerável na identificação e até no aspecto financeiro dos idosos do município.

A secretaria fornece suporte para que os idosos possam tirar sua carteira do idoso, um direito sobre o qual a maioria deles possui várias adversidades para obter, porque muitas vezes não sabe que tem, ou não têm acesso à internet, ou não sabem onde emitir, entre outras dificuldades.

A carteira do idoso é um direito adquirido, tem as informações da pessoa idosa. Trata-se de um documento de comprovação para que os idosos tenham acesso gratuito ou desconto de no mínimo 50% no valor de passagens interestaduais, conforme o previsto no Estatuto do Idoso.

De acordo com a secretária Aline Guida, disponibilizar os serviços de cadastramento e emissão da carteira ameniza as dificuldades existentes para os idosos do município: “Fazemos esses serviços pela secretaria para que eles (os idosos) possam garantir seu direito de ir e vir gratuitamente ou com desconto. Muitos idosos recebem simplesmente uma aposentadoria de um salário mínimo e não tem condições financeiras para se locomover”, relatou a secretária.

De acordo com o prefeito Josimar da Serraria, entre os principais serviços oferecidos à pessoa idosa, esse um dos mais importantes: “A carteira do idoso é um dos serviços mais importantes oferecidos pela prefeitura. Ajuda a identificar a pessoa idosa, para o caso dela se perder, e principalmente, fornece a gratuidade e desconto, o que já é um grande alento, para não ter que tirar do seu vencimento. É nossa obrigação proteger os nossos idosos.”, disse o prefeito.

Podem adquirir a carteira do idoso pessoas com idade acima de 60 anos, cadastradas no Cadastro Único para Programas Sociais do Governo Federal, com renda individual de até 2 (dois) salários mínimos. O serviço é gratuito.

A Secretaria de Assistência Social tem profissionais para auxiliar no cadastramento e na emissão da carteira. Basta procurar a secretaria, na Rua do Varejão, que os funcionários fornecem o serviço e ajudam nos procedimentos.

Foto: Dheysson Sales