Caravana ID jovem volta ao Estado do Maranhão e passará por seis cidades, entre elas Gov.Nunes Freire no Próximo Sábado(30).

A Prefeitura Municipal de Governador Nunes Freire, através do Departamento Municipal de Juventude, tem a honra de convidar toda Juventude Nunesfreirense para participar do Lançamento do Programa do governo federal ID JOVEM que Acontecerá neste sábado dia 30/09 às 9hrs da manhã , na Câmara Municipal de Vereadores.

Em Nunes Freire 4.472 jovens podem ser beneficiados com meia-entrada em teatros,cinemas, shows e eventos esportivos e culturais, inscrição Gratuita no Enem, duas vagas gratuitas em viagens interestaduais e ainda duas vagas com 50% de desconto.

É uma satisfação muito grande receber a Caravana do Id Jovem em Nunes Freire, pois isso mostra o compromisso da atual gestão através do Departamento Municipal de Juventude em trazer Políticas públicas voltadas para nossos jovens munícipes , e fazendo com que nossa Juventude tenha acesso às mesmas. Parabenizo o Secretário Nacional de Juventude Dr. Assis Filho por esse grande avanço em benefícios dos nossos jovens. Agradeço ao Prefeito Indalecio Vieira e o Vereador João Costa pelo total apoio, Secretária de Assistência Social Jô Monteiro pela parceria. Destacou o Coordenador de Juventude do Município Acassio Sousa.

Entenda mais sobre a Caravana ID Jovem.

A Caravana ID Jovem, da Secretaria Nacional de Juventude, volta ao estado do Maranhão entre os dias 29 e 30 de setembro para o lançamento do programa em mais seis cidades. A Identidade Jovem beneficia brasileiros de 15 a 29 anos que pertencem a famílias com renda mensal de até dois salários mínimos. O secretário Nacional de Juventude, Assis Filho, vai participar dos lançamentos em Bequimão, Santa Helena, Turilândia, Governador Nunes Freire, Santa Luzia do Paruá e Gov. Newton Bello.

A ID Jovem garante a meia-entrada em cinemas, teatros, shows e eventos esportivo, além de direito a duas vagas gratuitas e duas vagas com 50% de desconto no transporte interestadual, por veículo, embarcação ou comboio ferroviário. Todos esses benefícios são garantidos pelo Estatuto da Juventude – Lei nº 12.852/2013.

Outro benefício garantido pela ID Jovem é a gratuidade nas inscrições do Exame Nacional do Ensino Médio (Enem). Jovens de famílias carentes com renda familiar per capita de até 1,5 salário mínimo têm direito à isenção no Enem. Basta informar o Número de Identificação Social (NIS) no momento de preencher a ficha de inscrição. Essa gratuidade também é estendida a todos os estudantes que estão concluindo o Ensino Médio em escolas da rede pública. Portadores da ID Jovem também podem ser contemplados com a isenção de pagamento de taxa de concurso público Federal, o projeto de Lei que garante a gratuidade está em tramitação na Câmara dos Deputados.

Essa é a terceira vez que a Secretaria Nacional da Juventude lança o programa em cidades do estado do Maranhão. A Caravana ID Jovem já passou por Timon, São José de Ribamar, São Luís, Imperatriz, Grajaú, Bacabeira, Rosário, Caxias, Buriti Bravo e Anajatuba. O estado do Maranhão possui cerca de 890 mil jovens aptos a participar do programa. De janeiro a setembro de 2017, foram geradas 278.166 mil ID Jovem.