Município Foi Conteplado pelo Governo do Estado com Uma Motocicleta e Equipamentos como Parte das Ações de Fortalecimento do Controle da Malária No Maranhão.

O Município de Gov.Nunes Freire representando pelo Coordenador de Endemias Albecir Machado, que participou na manhã desta quinta-feira(10),no palácio dos Leões na Capital da solenidade de entrega de motocicletas e demais equipamentos de reforço ao Combate a Málaria no Estado, ação que faz parte do Fortalecimento e controle da  Malária no Maranhão.

A solenidade contou com a participação do Governador Flávio Dino, Secretários De Estado, prefeitos, secretários municipais de saúde, representantes dos municípios, coordenadores de programas ligados a saúde e outros.

Em entrevista o Coordenador Destacou " O nosso município na solenidade foi conteplado com Uma Moto Broz, um Microscópio e três bombas pulverizadora que serão de grande utilidade no combate à malária na cidade, e com certeza vai ajudar muito a equipe fortalecer e desenvolver um trabalho mais eficaz e com qualidade para que a nossa população seja beneficiada. Quero agradecer ao Governo do Estado que está sendo parceiro dos municipios maranhenses e ao nosso prefeito Indalécio que não mede esforços para sempre buscar o melhor para nossa cidade."Finalizou Albeci.

Leia na integra mais sobre a solenidade.

O Maranhão deu importante passo para o reforço e estruturação do Programa Estadual de Controle da Malária, e consequente erradicação da doença, com a entrega de 30 motos e dezenas de outros equipamentos. Em solenidade realizada no Palácio dos Leões na manhã nesta quinta-feira (10), o governador Flávio Dino enfatizou a importância de apoio aos municípios maranhenses na área da saúde pública. Na ocasião, o Governo do Estado entregou também uma ambulância para Olinda Nova.

O pacote de equipamentos para o controle da malária contou com a distribuição de motocicletas para 30 cidades, Ultra Baixo Volume (UBV) costal – utilizado no combate do mosquito Aedes aegypti, transmissor da dengue, chikungunya e zika vírus – para 18 Unidades Regionais de Saúde e pulverizador de 15,2 L e termonebulizador – equipamentos empregados no combate da malária e leishmaniose – para 43 municípios maranhenses.

De acordo com Flávio Dino, o Governo do Estado está abrangendo várias ações sobre a saúde pública, como os hospitais regionais, “inclusive realizando mutirões de muita importância, além do atendimento diário”, entrega de ambulâncias e iniciativas também com dimensão preventiva. “Hoje, no caso, estamos entregando veículos e equipamentos que estão sendo disponibilizados àqueles municípios em que há maior ocorrência de indicadores de malária”, explicou.

Segundo o governador, o combate neste caso não será só ao mosquito que transmite a malária, mas também a vetores que transmitem outras doenças, os chamados arbovírus, que acontecem no Brasil, como dengue, chikungunya, zika e outras. “De modo que esses equipamentos cumprem múltiplos papéis e é a nossa maneira de ajudar os municípios nessa ação preventiva de enorme importância para o Maranhão.”, completou Flávio Dino.

O secretário de Saúde, Carlos Lula, destacou que esse é mais um programa que tem foco na prevenção, e não apenas na cura da doença. Ele salientou que, no ano e 2016, o Maranhão recebeu o prêmio de Malária Champion of America, em que o Ministério da Saúde contempla os estados que efetivamente conseguiram medidas drásticas de redução do índice da doença.

“Para se ter uma ideia, a gente está cercado por estados onde a malária é super-endêmica, como Pará e Amazônia, com 20, 30 mil casos por ano. E nós temos, desde 2015, registrado menos de mil casos de malária por ano no Maranhão. De toda a sorte, dentro desses casos, a grande maioria advém de malária importada, ou seja, de pessoas que contraíram em outras regiões do país e acabam por vir ao Maranhão”, frisou Lula.