20
Fri, Oct

O I Encontro Formativo do Programa Escola Digna em Gov.Nunes Freire aconteceu nesta terça-feira(17) no prédio da câmara de vereadores.

Estiveram presentes no evento, o secretário de educação Joel de Sousa, Primeira Dama Ângela Guida, Coordenadora do Programa no Estado Celma Cardoso, Coordenadoras do Escola Digna no município Cícera Fernandes e Alcionite Freitas  Vereadores (João Costa, Castelo), entre outros.

O Secretário de Educação Joel de Sousa e autoridades presentes destacaram durante a programação a importância do programa para o município.

O evento ainda contou com apresentações culturais.

 

 

 

Aconteceu na última terça-feira(10) de outubro no auditório da Escola Hamilton Werneck mais um encontro da comissão coordenadora e equipe técnica para análise, estudo e avaliação do Plano Municipal de Educação - PME, lei n° 045/2015.

 
O referido plano tem como objetivo, responder as necessidades educacionais do município, tendo em vista a melhoria a qualidade da educação em todo o sistema de ensino de forma participativa e democrática. Juntos, gestão municipal, sociedade civil, pais, alunos, professores e demais profissionais da educação analisam e definem políticas públicas para educação.
 
Estiveram Presentes, Secretário Joel de Sousa,Coordenadora do Programa Daniele e demais técnicos.
 

A Prefeitura Municipal de Gov.Nunes Freire através da  Secretaria Municipal de Assistência Social promoveu na tarde da última quinta-feira(28) o Encontro do Idosos no prédio da Secretaria de Cultura( Coqueiro Verde) em alusão ao dia dos Idosos comemorando oficialmente em 01 de outubro,  com a participação especial dos idosos nunesfreirenses que tiveram uma tarde proveitosa. 

Na oportunidade estiveram presentes, o vice-prefeito Josimar da Serraria, secretária de assistência social Jó Monteiro, primeira dama Branca de Sousa, equipes da Semas e Cras, vereador João Costa, dentre outros. 

Durante o evento a Secretária de Assistência Jô Monteiro, destacou a importância do Centro de Referência de Assistência Social(Cras) e dos serviços ofertados pelo orgão para população e incentivou aos idosos participarem das ações do Centro de Convivência.

A Primeira Dama Branca de Sousa e o vice-prefeito Josimar da Serraria,ressaltaram a grande importância da realização dos eventos em prol dos idosos nunesfreirenses. 

A ação teve a participação também da equipe da Semus que ofertou aos idosos atendimentos gratuítos de saúde  e atividades físicas com uma profissional de fisioterapia. 

A Psicóloga do Cras Mariana Romão  durante o evento apresentou os integrantes que irão trabalhar no centro de convivência com os idosos, as profissionais são : Fabiana Lopes, Davia Mesquita, Grabriella Holanda e Glorinha que serão orientadoras e a coordenadora do Cras Edna Sá Ribeiro.

Ainda durante a programação aconteceu palestras,oficinas(culturais,automia e fortalecimento de vinculo familiares), palestras, encontros intergeracionais e dança.

As atividades irão continuar todas as sexta-feiras a partir das 16:00 às 18:00 na secretaria de cultura(coqueiro verde).

Clique aqui e confira as imagens do evento.

O Encontro do Idosos- Serviço de Convivência e Fortalecimento de Vínculos-SCFV, acontece nesta quinta-feira(28), a partir das 16:00 Horas no Prédio da Secretaria de Cultura(coqueiro verde). Participe !

A Prefeitura Municipal de Governador Nunes Freire, através do Departamento Municipal de Juventude, tem a honra de convidar toda Juventude Nunesfreirense para participar do Lançamento do Programa do governo federal ID JOVEM que Acontecerá neste sábado dia 30/09 às 9hrs da manhã , na Câmara Municipal de Vereadores.

Em Nunes Freire 4.472 jovens podem ser beneficiados com meia-entrada em teatros,cinemas, shows e eventos esportivos e culturais, inscrição Gratuita no Enem, duas vagas gratuitas em viagens interestaduais e ainda duas vagas com 50% de desconto.

É uma satisfação muito grande receber a Caravana do Id Jovem em Nunes Freire, pois isso mostra o compromisso da atual gestão através do Departamento Municipal de Juventude em trazer Políticas públicas voltadas para nossos jovens munícipes , e fazendo com que nossa Juventude tenha acesso às mesmas. Parabenizo o Secretário Nacional de Juventude Dr. Assis Filho por esse grande avanço em benefícios dos nossos jovens. Agradeço ao Prefeito Indalecio Vieira e o Vereador João Costa pelo total apoio, Secretária de Assistência Social Jô Monteiro pela parceria. Destacou o Coordenador de Juventude do Município Acassio Sousa.

Entenda mais sobre a Caravana ID Jovem.

A Caravana ID Jovem, da Secretaria Nacional de Juventude, volta ao estado do Maranhão entre os dias 29 e 30 de setembro para o lançamento do programa em mais seis cidades. A Identidade Jovem beneficia brasileiros de 15 a 29 anos que pertencem a famílias com renda mensal de até dois salários mínimos. O secretário Nacional de Juventude, Assis Filho, vai participar dos lançamentos em Bequimão, Santa Helena, Turilândia, Governador Nunes Freire, Santa Luzia do Paruá e Gov. Newton Bello.

A ID Jovem garante a meia-entrada em cinemas, teatros, shows e eventos esportivo, além de direito a duas vagas gratuitas e duas vagas com 50% de desconto no transporte interestadual, por veículo, embarcação ou comboio ferroviário. Todos esses benefícios são garantidos pelo Estatuto da Juventude – Lei nº 12.852/2013.

Outro benefício garantido pela ID Jovem é a gratuidade nas inscrições do Exame Nacional do Ensino Médio (Enem). Jovens de famílias carentes com renda familiar per capita de até 1,5 salário mínimo têm direito à isenção no Enem. Basta informar o Número de Identificação Social (NIS) no momento de preencher a ficha de inscrição. Essa gratuidade também é estendida a todos os estudantes que estão concluindo o Ensino Médio em escolas da rede pública. Portadores da ID Jovem também podem ser contemplados com a isenção de pagamento de taxa de concurso público Federal, o projeto de Lei que garante a gratuidade está em tramitação na Câmara dos Deputados.

Essa é a terceira vez que a Secretaria Nacional da Juventude lança o programa em cidades do estado do Maranhão. A Caravana ID Jovem já passou por Timon, São José de Ribamar, São Luís, Imperatriz, Grajaú, Bacabeira, Rosário, Caxias, Buriti Bravo e Anajatuba. O estado do Maranhão possui cerca de 890 mil jovens aptos a participar do programa. De janeiro a setembro de 2017, foram geradas 278.166 mil ID Jovem.